← Voltar para o Blog


Tipos de Carteiras Digitais (Wallets)

Dicas


Uma carteira é o primeiro passo para se usar cripto moedas, sem uma carteira, você não pode receber, armazenar ou gastar cripto moedas. Você pode pensar em uma carteira como sua interface pessoal para a rede Blockchain, semelhante à forma como sua conta bancária online é uma interface para o sistema monetário comum. As carteiras em Blockchain, contêm chaves privadas; códigos secretos que permitem que você gaste suas criptos. Na realidade, não são os cripto ativos que precisam ser armazenados e protegidos, mas as chaves privadas que dão acesso a eles.

Existem vários tipos de carteiras:

Carteira de Hadware (Cold Wallet – Carteira Fria)

Uma carteira de hardware é um dispositivo físico eletrônico, desenvolvido com o único propósito de proteger seus ativos digitais. A principal inovação é que a carteira de hardware deve estar conectada ao computador, telefone ou tablet, antes que os ativos possam ser gastos. As três carteiras de hardware mais populares são a Ledger Nano (X, S) e Trezor (T, One). Essas carteiras são uma boa escolha se você busca segurança e um armazenamento e confiável. Elas mantêm as chaves privadas separadas dos dispositivos vulneráveis conectados à internet, essas chaves são mantidas em um ambiente offline seguro na carteira de hardware, totalmente protegidas mesmo se o dispositivo estiver conectado a um computador infestado de malwares. Como os ativos são digitais, cibercriminosos poderiam, potencialmente, acessar a “carteira de software” do seu computador e roubá-los, acessando sua chave privada. Gerar e armazenar chaves privadas offline usando uma carteira de hardware garante que os hackers não tenham nenhuma maneira de acessar. Hackers teriam que roubar a carteira de hardware em si, mas mesmo assim, ela pode ser protegida com um código PIN. Não se preocupe com a sua carteira de hardware ser roubada, perdida ou danificada. Contanto que você crie um código de backup secreto, você sempre pode recuperar suas cripto moedas.

Pontos fortes:
o A forma mais fácil de armazenar cripto com segurança;
o Fácil de proteger e fazer backup;
o Menos margem de erro; a instalação é fácil mesmo para usuários menos técnicos;
Ponto fraco:
o não são grátis!

Carteira Online (Hot Wallet – Carteiras Quentes)

Carteiras quentes são carteiras de cripto moedas que funcionam em dispositivos conectados à internet como um computador, telefone celular ou tablet. As chaves privadas são códigos secretos. Como as carteiras quentes geram suas chaves privadas em um dispositivo conectado à internet, essas chaves privadas não podem ser consideradas 100% seguras. Existem carteiras para dispositivos Android, IOS e Desktop.
Algumas mais usadas são Exodus, Edge, Bitcoin Wallet, BRD, Electrum.

“Pense em uma carteira quente como sua própria carteira: você a usa para guardar algum dinheiro, mas não para sua poupança. Carteiras quentes são ótimas se você fizer pagamentos frequentes, mas não são uma boa escolha para um armazenamento seguro de bitcoins”. Jordan Tuwiner Fundador, Buy Bitcoin Worldwide.

Pontos fortes:
o A forma mais fácil de armazenar pequenas quantidades de cripto moedas;
o É prático para gastar e receber pagamentos, fácil e rápido;
o Algumas carteiras quentes permitem o acesso a fundos por vários dispositivos;

Ponto fraco:
o Não é seguro para o armazenamento protegido de grandes quantidades de cripto moedas;

Texto: Ignez Aranha



Instagram



Facebook





Faça parte das negociações de criptos,
mais ativas do mundo!

CRIE SUA CONTA AGORA MESMO

Já tem cadastro? Faça login.