← Voltar para o Blog


O que é Litcoin?

Altcoins


Litecoin (LTC) é uma criptomoeda criada pelo desenvolvedor Charlie Lee, mais conhecido como SatoshiLite. Ela é uma cópia do código do Bitcoin, porém com algumas mudanças. A moeda foi criada em 2011, e tinha como objetivo criar um “Bitcoin melhorado”. Para isso algumas modificações foram feitas no protocolo, na velocidade de transação, mecanismo de consenso e quantidade de moedas. O primeiro e mais perceptível é o tempo de inclusão das transações nos blocos da rede. Charlie Lee determinou que cada bloco fosse gerado 4 vezes mais rápido do que na rede Bitcoin. Por isso temos blocos em média a cada 2,5 minutos. Outra diferença notável é a quantidade de moedas máxima. O Litecoin conta com uma oferta máxima de 84 milhões de moedas, enquanto o Bitcoin conta com ~21 milhões. SatoshiLite criou 4x mais moedas do que o Bitcoin. O criador da criptomoeda disse:

“Quando eu criei a moeda, estava tentando fazer o design de uma moeda como a prata comparada ao ouro. Então eu fiz o tempo de confirmação ser 4x mais rápido e a quantidade de moedas ser 4 vezes maior. Então é por isso que eu decidi chamá-la de “lite”(leve) coin.”

Apesar de ter sido pensada para possibilitar a mineração em computadores caseiros, com o passar dos anos, grandes empresas de mineração descobriram como criar ASICs (máquinas específicas para mineração de Litecoin, circuitos integrados de aplicações específicas). Tal desenvolvimento dificultou, praticamente impossibilitando, qualquer tipo de mineração caseira, com CPUs ou placas de vídeo de baixo desempenho. O processo de mineração de Litecoin é bem parecido com a mineração de Bitcoin. Litecoin utiliza a função scrypt no seu algoritmo de provas de trabalho que é uma função sequencial de memória rígida, pensada inicialmente por Colin Percival. Esta função tem como objetivo prevenir que a mineração em GPU, FPGA e ASIC tenha uma vantagem significativa sobre a mineração com CPU, embora atualmente a mineração em GPUseja 10 vezes mais eficiente do que a mineração em CPU. Cada litecoin é subdivisível em 100.000.000 unidades menores, definidas por oito casas decimais.

Litcoin é uma moeda “clone” do Bitcoin. Como os desenvolvedores dos dois projetos são próximos, muitas vezes o Litecoin serve como uma espécie de “rato de laboratório” para o Bitcoin. Isso significa que muitas vezes a implementação de novas tecnologias que vão para o Bitcoin, passam primeiro no Litecoin. Isso já aconteceu na implementação do Segwit e em algumas atualizações da Lightning Network. No caso do Segwit, O preço do Litecoin disparou cerca de 38% em poucas horas após a ativação da tecnologia. A maior bolsa de Bitcoin, Mt.Gox, anunciou em 25 abril de 2013 que a comercialização de Litecoin foi demorada devido aos ataques dos DDoS no seu sítio web. E o segundo maior mercado livre utiliza Litecoin e Bitcoin para realizar pagamentos entre os compradores e vendedores.



Instagram



Facebook





Faça parte das negociações de criptos,
mais ativas do mundo!

CRIE SUA CONTA AGORA MESMO

Já tem cadastro? Faça login.