← Voltar para o Blog


Já pensou no Fim da Burocracia?

Dicas


Tecnologia e inovação!

 
Acredite ou não isso já é possível no mundo em que vivemos. Já pensou em viver num país onde uma criança ao nascer venha com seu nome registrado, documentos como RG e CPF prontos, informações importantes como tipo sanguíneo, peso, altura, doenças, registros de vacinas já tomadas, data já pré estabelecida das próximas a tomar e uma gama de informações relevantes para o futuro da vida dessa criança?

Já pensou também em ir a uma concessionária e comprar um carro novinho em folha e sair de lá com toda documentação de compra, o CRV (certificado de registro de veículo) e todas as informações de onde, quando, quem fabricou cada peça do carro? E mais outras infinitas possibilidades como na venda de um imóvel sobre sua propriedade ser concluída rapidamente sem necessidade de perder tempoem filas e burocracia de cartórios?

A resposta é sim, esse país já existe e está a pelo menos há uns 15 anos a frente dos outros países, no uso e adoção de uma tecnologia disruptiva chamada de Blockchain. Estamos falando da Estônia. Este pequeno país fornece mais de 1.000 serviços à população pela internet sem a necessidade de intermediários e, principalmente, sem a burocracia.

É também o primeiro país a oferecer um serviço chamado e-Residency. Trata-se de uma identidade digital emitida pelo governo que fornece acesso ao ambiente de negócios digital e totalmente transparente no país. O e-Residency permite que empreendedores digitais gerenciam seus negócios remotamente. Este tipo de serviço, permite a qualquer cidadão do mundo, que se registre como um cidadão eletrônico da Estônia, possa, a partir daí, criar uma empresa ou registrar a sua atividade em território europeu. O e-Residency foi apoiado pelo governo do país e garante legitimidade aos cripto ativos. Os setores judiciário, legislativo, saúde e segurança de lá, já possuem a tecnologia blockchain inserida em suas estruturas. A Estônia é também o primeiro país no mundo a usar o serviço de votação eletrônica baseada totalmente em blockchain.
 

Blockchain

 
Essa tecnologia permite um maior dinamismo e realmente abre um rol muito amplo para sua aplicação. O Brasil atualmente ocupa a posição 124 entre 190 países no ranking Doing Business de 2020 que é uma comparação na facilidade em fazer negócios nos países. Estamos muito aquém no quesito de adoção dessa tecnologia. Mas o Governo já começou a vislumbrar com “bons olhos” o quanto essa tecnologia poderá facilitar a vida dos brasileiros, economizar os gastos com a máquina pública, e tornar um tudo mais eficiente, enxuto e com menor risco de corrupção.

O mundo caminha para a digitalização, como tem sido visto em muitos setores, como o varejo e entretenimento por exemplo. A usabilidade dessa tecnologia pelos governos pode ajudar em vários aspectos como na saúde, no controle de fronteiras, no mercado imobiliário, em energia, no turismo, na própria gestão de resíduos, em registros prediais, nas tributações, no setor financeiro como um todo, em banco e por aí vai.

Seria a Blockchain o elo perdido para ajudar os governos a se tornarem totalmente digitalizados?

Muitos governantes já estão cientes que não podem deixar de lado a tecnologia da Blockchain, ou estariam desperdiçando a chance de participar da mais importante revolução tecnológica do século XXI até o momento.
 
Texto: Ignez Aranha



Instagram



Facebook





Faça parte das negociações de criptos,
mais ativas do mundo!

CRIE SUA CONTA AGORA MESMO

Já tem cadastro? Faça login.