← Voltar para o Blog


Bitcoin, blockchains e o futuro da internet

Investimento


Você não existe se não estiver online no mundo atual. Olhe atentamente o que todos nós temos em comum. Não importa em que canto do mundo você vive, você precisa de abrigo, água, alimento e dinheiro.

Quando você oferece poder de controle do dinheiro para alguns indivíduos, eles vão tirar proveito deste controle. Inovações desde sempre são ameaçadoras de quem detém o poder. E por isso o Bitcoin foi criado para trazer mais confiança ao mercado financeiro. Ele é uma tentativa de usar o avanço do sistema eletrônico que temos, a internet, para ressuscitar tudo o que o dinheiro costumava ser.

E se uma inovação tecnológica permitisse a qualquer pessoa no mundo ser seu próprio banco e de criar uma moeda livre de impostos e taxas bancárias?

“O Bitcoin é uma façanha tecnológica.” Bill Gates

O Bitcoin é um sistema baseado em verdades matemáticas. E estas verdades matemáticas mantêm-se por si só. A ciência e a matemática têm verdades essenciais que se eternizam, independente de seus inventores e de suas motivações.

Podemos ler o código-fonte do Bitcoin e compreendê-lo, e isso será sempre uma verdade. Bitcoin é uma moeda digital e um software de computador. Ele foi criado inicialmente por Satoshi Nakamoto. Em seguida, houve dezenas e agora centenas de programadores que colaboraram diariamente para melhorar os recursos e a segurança do Bitcoin.

O que faz o Bitcoin ser uma inovação?

Ele aborda um antigo dilema da humanidade e resolve um problema da ciência da computação. Informação ou dado compartilhado pode ser adulterado ou corrompido. Qualquer coisa pode ser falsificada. Mas como sabemos se o que recebemos é confiável? Na economia tradicional, dependemos de terceiros confiáveis como bancos, empresas de cartões de crédito etc. Eles registram a movimentação do dinheiro de uma conta para outra e nos cobram caro por isso.

Mas o Bitcoin é digital, as músicas e filmes são facilmente pirateados, copiados, roubados. Como pode uma moeda digital reter valor, se qualquer um pode fazer milhares de cópias? Bitcoin não é um arquivo num computador e sim uma entrada em um banco de dados público, que se chama Blockchain. Os negócios baseados em blockchains proporcionam confiar em usuários anônimos e em canais não confiáveis, como a internet. Um sistema financeiro sem intermediários, seria bem rápido, barato e seguro.

A Blockchain do Bitcoin foi desenvolvida para a validação da moeda. Possui código aberto, onde todos que usam a rede podem auditar e o fato de o código de um blockchain ser aberto é uma característica poderosa, pois, quanto mais transparente for seu código, mais forte será todo seu ecossistema.

Especialistas explicam que os blockchains são uma Meta tecnologia, porque afeta outras tecnologias e é feito de diversas delas. Esses potenciais das aplicações se associarão com tecnologias de contratos inteligentes, Internet das Coisa a (IoT), o futuro do armazenamento e gestão de dados.

Com a alta demanda de serviços online e os novos padrões de consumo, as empresas precisam garantir a integração e a segurança dos usuários, já que o consumidor está cada vez mais exigente na internet. Fatores como segurança e transparência são importantes na escolha de uma plataforma de confiança.

O Blockchain tem a capacidade de analisar contratos, armazenar informações, e até de controlar a identificação de passageiros em aeroportos. É um sistema completo na gestão e armazenamento inteligente de dados. As possibilidades de seu uso são muito amplas, o que possibilita uma gestão rápida e eficiente de ativos e clientes a qualquer momento.

Texto: Ignez Aranha



Instagram



Facebook





Faça parte das negociações de criptos,
mais ativas do mundo!

CRIE SUA CONTA AGORA MESMO

Já tem cadastro? Faça login.