← Voltar para o Blog


O que é Ethereum?

Altcoins


Ethereum é uma plataforma que permite a programação de aplicativos descentralizados e distribuídos na rede, contratos inteligentes e transações da cripto moeda Ether e vários tokens. Tudo isso baseado na tecnologia da Blockchain, que surgiu juntamente com o Bitcoin. Em razão disso, muitos consideram o Ethereum uma evolução no conceito da tecnologia da Blockchain. A plataforma Ethereum foi imaginada pelo programador Russo-Canadense Vitalik Buterin em 2013. A plataforma entrou online no dia 30 de julho de 2015 com 11.9 milhões de Ethers pré-mineradas do ICO, foi financiado como um projeto de crowdfunding, sendo o terceiro maior projeto já financiado desta forma na história . Desde então, vem ganhando cada vez mais adoção entre pesquisadores, empreendedores e programadores que desejam criar soluções reais utilizando a blockchain e a tecnologia do Ethereum. Se tornou a cripto moeda com a segunda maior capitalização do mercado, atrás apenas do Bitcoin.

A Segurança do Ethereum

O Ethereum utiliza o mesmo conceito de consenso e rede distribuída do Bitcoin para garantir a segurança do seu sistema. São milhares de computadores ao redor do mundo que formam os “nós da rede”, sendo impossível ocorrer um único ponto de falha. Desta forma, o Ethereum se tornou uma das cripto moedas mais seguras atualmente. Atacar essa rede seria inviável logisticamente e economicamente, sendo melhor para um hipotético atacante cooperar com toda a rede. Portanto, a rede do Ethereum é extremamente segura. Desde que as moedas sejam armazenadas da forma recomendada, utilizando uma carteira segura, você não corre o risco de perder suas moedas, aliás, esta medida deve ser tomada com todos os ativos que você possuir.

Em 2016 ocorreu um fork no Ethereum e seu blockchain foi dividido em dois graças ao colapso do projeto The DAO. Com esta divisão (“hard fork”), um hacker aproveitou para encontrar uma falha e roubou cerca de US$ 50 milhões de Ether (a moeda da rede Ethereum). A comunidade acabou se dividindo sobre o futuro da moeda e até o seu criador, Vitalik Buterin, apoiou que fosse criada uma nova rede, que permitiria inclusive, que estes ativos roubados fossem devolvidos. Com isso, o projeto original ganhou o nome de Ethereum Classic, enquanto a nova moeda ficou com o nome Ethereum. Este novo ativo ficou muito mais popular e ganhou mais apoio da comunidade, se valorizando mais que seu projeto original. Em geral, não há muitas diferenças na base dos dois Ethereum. Porém, como se tornou mais utilizado, hoje, o Ethereum tem uma maior taxa de hash (taxa de realização de uma operação), seu preço também é mais alto, assim como seu valor de mercado.

Suas aplicações

Se o propósito do Bitcoin é ser utilizado como uma moeda, ou seja, um meio de transferir valores. O foco do Ethereum, por sua vez, é ser uma plataforma que permite a programação de aplicações distribuídas em contratos inteligentes (operações que são feitas automaticamente, quando certas condições são cumpridas). O Ether é usado como uma moeda para comprar poder computacional no computador mundial, que é o Ethereum. Ela não foi criada para ser uma moeda digital, mas sim, um ativo para recompensar os desenvolvedores que usam a plataforma Ethereum para seus projetos. Mesmo assim, é uma das três moedas digitais mais negociadas do mundo. Há vários exemplos de aplicações descentralizadas como por exemplo, jogos funcionando inteiramente no Blockchain.

Pode ser usado para codificar, descentralizar, tornar seguro e comercializar tudo que possa ser programado: nomes de domínio, governança de empresas e estados, contratos e acordos de qualquer tipo e até mesmo propriedade intelectual.
A possibilidade de validação de identidade e assinatura digital segura da blockchain dá margem para desenvolvimento de uma série de aplicações tais como:
o Transferências financeiras para qualquer parte do mundo.
o Campanhas de crowdfunding
o Apólices de seguro
o Registro de títulos de propriedade
o Coleta de impostos
o Votações
o Registro de histórico médico

o entre outras.
A tecnologia tem potencial inclusive para alimentar modelos de governo distribuídos tais como o anarquismo.

Usuários desta Rede

Milhares de pessoas no mundo todo estão utilizando a rede Ethereum, o governo do Canadá está usando para dar mais transparência para suas instituições. Dezenas de grandes empresas fazem parte da Enterprise Ethereum Alliance, uma comunidade de empresas que apoiam a tecnologia, como Microsoft, Itaú e AMD. Uma coisa é certa, as cripto moedas chegaram para mudar nossas relações financeiras e torná-las mais eficientes, seguras e transparentes.



Instagram



Facebook





Faça parte das negociações de criptos,
mais ativas do mundo!

CRIE SUA CONTA AGORA MESMO

Já tem cadastro? Faça login.